
A faculdade é inesquecível, conquistamos grandes amizades, vivemos muitos romances e guardamos muitos dos melhores momentos de nossa vida nesta fase. Também, pudera, após tantos e tantos anos vendo português, matemática, física e química, é o momento em que enfim podemos escolher o que estudar e, mais do que isso, significa liberdade, já que muitas vezes ir para a universidade quer dizer morar sozinho, ou seja, independência!
Mas o que faz a faculdade ser assim, tudo de bom? Será que são realmente as aulas? Será que na verdade os jovens se sentem atraídos pelo status de universitário? Ou melhor, pelas festas?
Geralmente as festas das faculdades levam as notas a baixo, pois estas vão de segunda a sexta-feira, e nos finais de semana os estudantes retornam para sua cidade natal. Mas não é qualquer tipo de festa, nestas costuma-se rolar de tudo, e quando digo de tudo saiba que é tudo mesmo, desde droga, sexo e muita violência, ou seja, totalmente atrativo para os jovens.
Quem costuma sofrer nas primeiras festas são os novatos, mais conhecidos como “bichos” no âmbito escolar e, esses universitários são recém chegados e ainda não conhecem ninguém, por isso são “zuados” e feitos de tonto pelos “veteranos”, termo concedido àqueles que são mais velhos na universidade. Os “trotes”, as vezes se tornam maneiras estúpidas de aceitar os novos colegas na escola já foi diversas vezes tema de noticiários, já que há veteranos que abusam e propõe um trote severo, batem, fazem raspar a cabeça, fazem os novatos pagarem bebidas e estes, quando não cumprem, sofrem severo bulying.
Mas este suplício durará apenas até a próxima turma entrar para a faculdade, estão saiba, acabará um dia por mais que pareça ser difícil.
A faculdade dura no mínimo 3 anos e pode chegar até 8 em um único curso, sem qualquer especialização nem nada. Os estudantes têm duas opções distintas durante este tempo: fazer o melhor possível, aproveitar o conhecimento passado ao máximo, festejar com responsabilidade, sabendo que na gaveta há mais de dez trabalhos a serem feitos ou levar tudo na brincadeira e perder toda esta oportunidade de aprender, tornando-se um profissional frustrado.
Para você que vai entra na faculdade, escolha bem em qual lado você vai querer estar!