Cuidados importantes com as unhas


As unhas revelam muito sobre as pessoas, até mesmo o estado de saúde pode saber se existem determinadas doenças através do estado das unhas. Como por exemplo, o aparecimento de manchas, unhas amareladas aparecem com o consumo freqüente de antibióticos e cigarros, e arroxeadas indicam trauma, micose ou outra infecção.

No caso das unhas fracas é pela falta de vitamina e sais mineira como o ferro e o cálcio em nosso organismo. As unhas encravadas se dão pelo corte inadequado das unhas e devem ser tratadas para evitar problemas maiores. Para fazer um auto-exame das unhas devemos observá-las sempre com a luz natural ou mais próxima do natural verificando as bordas e as pontas, para observar as aberturas.

Cuidados, como a limpeza freqüente das unhas, o uso de luvas de borracha ao lavar louças, as cutículas não devem ser retiradas, pois estas são a defesa que as unhas têm. As lixas de unhas devem ser individuais. O uso freqüente de esmaltes pode ressecar as unhas, portanto, o ideal a cada oito dias deixar dois sem esmalte. E alimentação saudável é necessária para a saúde das unhas.