Tudo sobre o bronzeamento


Com o verão chegando à busca das mulheres e de alguns homens pelo corpo dourado e bronzeado aumentam. Mas os raios solares podem ser um grande vilão para a pele se não aproveitado de maneira correta e responsável, pois a exposição intensa pode ocasionar queimaduras, descamação e até mesmo câncer de pele.

O bronzeamento intenso não tem importância nenhuma, a não ser para agradar a vaidade, não é um sinal de saúde. Não que o sol não seja importante para nossa saúde, ele leva ao nosso organismo absorver a vitamina D, que nos ajuda aproveitar o cálcio da comida. Procure expor-se ao sol, sempre antes das 10 da manhã e posterior as 4 da tarde.

Está enganado quem acredita que alimentos como cenoura, beterraba, mamão e caqui, bronzeiam mais de pressa. Esses alimentos estimulam um pigmento chamado caroteno, que se deposita na pele, assim deixando um tom amarelado na pele. Os autobronzeadores não oferecem risco à pele, a não ser que o individuo tenha alergia aos seus componentes. Porém a pessoas que também são alérgicas ao sol.

Para evitar as queimaduras e o ressecamento da pele ocasionado pelo sol, use sempre protetor solar e hidratantes protetores, e após a exposição ao sol tome um banho rápido, frio ou morno. No caso de bronzeamentos artificiais, realizado com freqüência, pode ocasionar também câncer de pele, além de deixar a pele envelhecida, e recomenda-se que a pessoa esteja sem nenhum produto na realização do bronzeamento artificial. Mas em caso de sol natural é indispensável o uso de protetor solar e acessório como chapéu.