
Postura firme, muitas vezes, voz e postura firmes são suficientes para repreender os pimpolhos e que apontar os motivos da bronca é fundamental para que o processo de educação seja efetivo.
Não adianta colocar de castigo ou gritar, se você não mostra o erro, nada irá funcionar, além do mais, a criança aprende o que é ensinado a ela, se ensinar conversar, ela aprenderá conversa, mas se ensinar com tapas, pode receber tapas em troca um dia.
Além disso, os pimpolhos podem encarar a punição à base de tapas como um caminho para confrontar os pais e, o método, que tinha como objetivo educar, acaba provocando o efeito contrário.
Como o tapa nunca vem seguido de explicações, desperta birra na criança, que vai cometer o mesmo erro para ver até onde os pais agüentam e vira uma espécie de desafio.
Uma boa opção para o problema é nunca sair do eixo, assim seus filhos não vão te testar, porque sabem que você perde o equilíbrio diante das travessuras deles, e estará sempre disposto a conversas e não admitiram desafios.