Resumo sobre a ovulação


Para quem não sabe o processo de ovulação é controlada pela região do hipotálamo do cérebro, onde ele ativa o rompimento ovariano maduro, assim liberando o ovócito (gameta feminino), que depois de um processo todo elaborado de ovulação pode trazer um ovócito pronto para que seja fecundado por um espermatozóide (gameta masculino), onde isso tudo esta relacionado com o ciclo menstrual.

O ciclo menstrual corresponde ao intervalo de tempo que ocorre a primeira ovulação até o ultimo dia, porem, antes disso o organismo tem um ciclo de mudanças, que pode variar de 21 a 35 dias, sendo que se a mulher em questão possui um ciclo regulado, ele vai durar 28 dias. Os casos de menstruação irregular pode ser muito mais comum do que se imagina, variando de mulher para mulher.

A ovulação é dividas em períodos, sendo que o primeiro é quando uma quantidade pequena de sangue é liberada juntamente com o endométrio, que é o tecido de revestimento do útero, sendo que isso na grande maioria das vezes acontece num período de cinco ou seis dias, que é popularmente conhecido como menstruação. Depois vem o período de pré-ovulação, onde começa com o termino da menstruação e segue aproximadamente até o décimo terceiro dia, onde o ovário começa a produzir estrógenos, que começam a amadurecer o óculo. Nessa fase o útero começa a ter uma grande proliferação de gandulas e vasos sanguíneos espessando as suas paredes.

Entre o décimo quarto dia ou décimo quinto antes do novo período começar termina o amadurecimento dos óculos, assim amadurecendo o ovócito que então é liberado do ovário, lembrando que ele só passa a ser um óvulo depois da fecundação, que é quando ocorre a segunda divisão celular. Esse ovócito secundário começa a percorrer a trompa até que seja chegue no local adequado da fecundação, que é a ampola da trompa. Assim a gente pode imaginar que a mulher tem como o seu período mais fértil é do décimo segundo ao décimo sexto dia.

Depois disso entra o período de pós ovulação, onde o ovócito já esta no local devido para ser fecundado, se ele não for fecundado ele ira começar a se desintegrar, onde ele será expelido juntamente com o endométrio que foi espessado, onde ai tem o fim do ciclo, dando inicio a um novo ciclo com uma nova menstruação.